sábado, 4 de abril de 2009

Carta aos jornalistas de Rondônia

Jornalistas,

A homologação da nominata da Chapa 2 “Renovação e Transparência” pela Comissão Eleitoral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor), para participar das eleições do próximo dia 24 de abril, tem significado especial para todos nós jornalistas que atuamos em Rondônia. Chega mesmo a ter o significado de uma> primeira vitória porque tornou a disputa mais plural e democrática, pois há 4 anos, somente um grupo conseguia habilitar-se para a disputa.
Isto só, no entanto, não nos basta. O nosso grupo é mais coeso e está disposto a dar uma efetiva contribuição no sentido de que nossa entidade volte a ser respeitada e reassuma a posição de vanguarda na defesa dos direitos dos jornalistas e demais segmentos da sociedade civil organizada. Por isso queremos convidá-lo a se juntar a nós, somar e votar conosco da Chapa 2, que reúne profissionais comprometidos com as metas de fortalecimento e maior transparência administrativa e financeira da entidade.
Compromissos que representam um antigo anseio da categoria, ainda não honrados, como a simples publicação da prestação de contas das ações desenvolvidas em defesa dos direitos e garantias dos jornalistas, e o simples balanço contábil.
Período inesquecível, em especial para os jornalistas que atuam nas redações, onde foram obrigados a trabalhar sem direito às reposições das perdas salariais e nem qualquer discussão viável de acordo de> aumento com os patrões.
Una-se a nós e tope também este novo desafio. Não temos fórmulas prontas e nem milagrosas, mas integramos um grupo despojado de vaidades pessoais e não desejamos sermos reconhecidos apenas pela> ostentação do título de dirigentes do Sindicato dos Jornalistas.
Queremos e vamos fazer diferente, e com o apoio de cada um não temos dúvidas de que conseguiremos devolver ao Sinjor, a identidade própria sindical que perdeu. É hora, portanto, de nos reencontrarmos e de votar maciçamente em quem defende os princípios éticos no exercício profissional, a regulamentação da profissão dos jornalistas e o direito da sociedade à> informação séria, como pressupostos de direito à cidadania.
Temos a consciência, sim, de que algumas categorias - felizmente minoritárias - sob os apelos de que é preciso garantir a liberdade de imprensa, confundem os conceitos de direito à comunicação, direito à informação, liberdade de expressão e liberdade de imprensa.
Não compreendem, por exemplo, que à medida que a sociedade se torna cada vez mais complexa, faz-se ainda mais necessário o jornalismo como uma atividade profissional, amparada num processo de produção, circulação e consumo da informação produzida por um profissional> qualificado.

Saudações democráticas!

Membros da Chapa 2 Rondônia, 03 de abril de 2009.
___________________________________________________________________________> Membros da ‘CHAPA 2 - RENOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA’
Presidente: Júlio Aires
Vice-presidente Ariquemes: Divino Caetano
Vice-presidente Jaru – Robert Takeshi Muracami
Vice-presidente Ji-Paraná – Jéferson Barbosa
Vice-presidente Cacoal – Paulo Henrique
Vice-presidente Vilhena – Afonso Locks
Secretario Geral: Luiza Archanjo
Diretor Financeiro: Chagas Pereira
Diretor de Defesa Corporativa: Celso Gomes
Diretor de Fiscalização do Exercício Profissional: Fernando Ocampo
Diretor de Saúde e Previdência: Dislene Sales Queiroz
Diretor de Imagem: José Gomes da Silva
Diretor de Ação para Cidadania: Leonel Pereira
Diretor de Cultura: Simone Norberto
Diretor de Formação: Fábio Dantas
Diretores Administrativos:
Marcela Ximenes
Gabriela Cabral
Augusto José
Queli Cristina Souza
Wagna Vieira
Conselho Fiscal
Titulares: Nonato Cruz, Joaquim Gomes e Evelyn Morales;
Suplentes: Josi Gonçalves e Iule Carla
Delegados junto a Fenaj
Titulares: Andréa Machado Minuto e Andréia Mara Costa Fortini
Suplentes: Solano Ferreira e Ana Aranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário