terça-feira, 15 de junho de 2010

Encapuzados

Enquanto a Secretaria de Justiça de Rondônia diz que está se tornando uma referência nacional no quesito "intervenção rápida em presídios", o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) condena os "encapuzados" que atuam nestas intervenções.
A notícia é do Correio Braziliense. O diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Airton Michels, considera “condenável” a prática de agentes encapuzados atuando dentro dos presídios e enfatiza que "o agente público tem que ser passível de identificação".
Episódios como Carandiru e a própria chacina do Urso Branco talvez sirvam para ao menos refletir sobre isto. Se um encapuzado entra no presídio e comete atrocidades, como responsabilizá-lo?


Urso Branco novamente
Em reportagem divulgada ontem, o Correio Braziliense informou que no Urso Branco, de 27 relatos de maus-tratos, um terço envolvia agentes anônimos (encapuzados). A reportagem diz: No caso de Rondônia, a Secretaria de Justiça, responsável pela área prisional, simplesmente não respondeu, apesar dos insistentes contatos da reportagem por meio da assessoria de imprensa a respeito do grupo que lá também se denomina GIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário