sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago morreu. Perdemos um gênio da literatura

A morte do escritor português José Saramago entristeceu a literatura e me fez chorar. Leitora de seus romances, a cada ano ganhava de presente um de seus livros - minha irmã dizia que não tinha como errar o presente porque eu sempre gostava. O último foi Caim, seu livro mais irônico, na minha opinião.
Saramago contribuiu muito para minha vida por ter me feito pensar, refletir sobre o óbvio. O que é muito difícil quando já estamos integrados ao sistema - seja qual for o sistema.
O Evangelho segundo Jesus Cristo foi uma revelação. Ensaio sobre a cegueira (depois transformado em filme) foi um momento de extrema tensão sobre os instintos mais primitivos dos homens. Ensaio sobre a lucidez (que releio atualmente) é uma reflexão contundente sobre a democracia, o voto, o sistema eleitoral - uma oportunidade de pensar sobre as eleições que se aproximam.
Talvez por ser o único escritor da língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, Saramago é muito relevante para o Brasil. Tenho certeza que muitos leitores brasileiros seus sentiram a perda do dia de hoje.
Aproveito e recomendo a leitura do texto de Vanessa Rodrigues "Um Saramago hormonal". Um dos melhores artigos que li sobre o escritor.

Algumas frases do imortal Saramago

"As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo — e isto é certo —, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse."

“O hu­mor, eu pre­fe­ri­ria di­zer a iro­nia, é, so­bre­tu­do, um modo de ver. É di­fí­cil, se­não im­pos­sí­vel, um acto hu­ma­no em que não se en­con­tre uma par­te de ri­dí­cu­lo, de ca­ri­ca­to.”

"O difícil não é viver com as pessoas, o difícil é compreendê-las."

 "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

"É dessa massa que somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade." 

"Dentro de nós há uma coisa sem nome. Esta coisa é o que somos."

"Nenhuma salvação é suficiente, qualquer condenação é definitiva."

"Não sou pessimista, o mundo que é péssimo."

"Porque nada perde ou repete, porque tudo cria e renova"

Nenhum comentário:

Postar um comentário