quinta-feira, 16 de julho de 2009

Votou? Agora aguenta!

O apartheid dos jornalistas do interior e da capital ficou mais evidente depois da última eleição do Sinjor. A chapa 1 ganhou. E agora fico a me perguntar, cadê o cumprimento das propostas de campanha? Tudo bem que não se faz milagre em pouco tempo, mas a proposta número 1 era exatamente o principal mote de qualquer sindicato: SALÁRIO!
Parece que os dirigentes estão esquecidos de suas propostas, então, vou lembrá-los:

PROPOSTAS - CHAPA 1
1 - Deflagração imediata de Convenção Coletiva junto às empresas visando a corrigir as perdas salariais havidas nos últimos anos.
2 - Edição bimestral de jornal tablóide a ser distribuído gratuitamente nas redações e enviado aos associados em todo o estado por via postal. (Era melhor melhorar o site do Sinjor, mas tudo bem.)
3 - Envidar esforços para solucionar os problemas enfrentados pelos jornalistas provisionados, que representam 75% da categoria. (Agora não precisa mais, acabou a obrigatoriedade do diploma.)
4 - Revisão do Estatuto do Sinjor, oportunizando uma discussão ampla pela categoria dos pontos que entender passíveis de mudanças. (Essa realmente não entendi... Se a própria chapa 1 reformou o estatuto anterior, por que querem mudar o estatuto de novo? Não gostaram do que fizeram?)
5 - Campanha de filiação visando a trazer para o quadro de associados os jornalistas recém-formados e, também, regularizando a situação de centenas de colegas do interior do estado que queiram vir para o sindicato. (Diz-que vai rolar é uma campanha de desfiliação...)
6 - Campanha de regularização financeira para atender os colegas que estejam inadimplentes junto ao Sinjor, facilitando composições. (A inadimplência é facilmente resolvida com votos declarados na eleição da diretoria)
7 - Construção de sede administrativa para o Sinjor. (Essa é boa! Já me falaram várias vezes que o terreno do Sinjor está à venda. Se vão vender o único patrimônio do sindicato, querem construir o quê e onde?)
8 - Adequação do Prômio Sinjor de Jornalismo à atual realidade vivenciada por Rondônia. (Essa proposta é tão imprecisa, que me abstenho de comentar.)
9 - Publicação de livro resgatando a história do jornalismo em Rondônia, com participação epecial dos colegas mais antigos, que muito têm a acrescentar ao que conhecemos. (O Lúcio Albuquerque já está lançando um...)
10 - Apoio jurídico aos colegas processados ou discriminados no exercício da profissão. (Se bem me lembro, o último que recebeu esse apoio jurídico foi por um crime que nada tinha relação com a profissão, mas nem vou revirar este assunto.)
11 - Promover cursos de atualização gramatical, conforme o Acordo Ortográfico firmado pólo Brasil com os demais países lusófonos. (Se demorar muito, não precisará mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário