terça-feira, 9 de junho de 2009

Abraji condena atitude da Petrobras de divulgar perguntas de jornalistasantes da publicação da reportagem

A Abraji condena a atitude da Petrobras de divulgar em seu blog “Fatos e Dados” as perguntas que recebe de jornais e repórteres sobre investigações conduzidas, muitas vezes, de maneira reservada.
A Abraji entende que após a publicação da matéria, a Petrobras - assim como qualquer outra empresa, instituição ou pessoa - tem o direito de confrontar suas respostas com o que foi publicado. Mas, ao divulgar os questionamentos e eventuais respostas antes da veiculação da reportagem, a estatal federal prejudica o trabalho jornalístico do profissional que, de boa fé, procura a empresa para checar alguns dados ou ouvir alguma contestação para compor o trabalho de reportagem.
Ao agir dessa forma, a Petrobras inibe os meios de comunicação e os jornalistas que precisam verificar com a empresa informações de eventuais reportagens que serão veiculadas. A estatal deve rever essa prática para preservar um relacionamento profissional com os meios de comunicação e jornalistas, que têm o direito de manter suas apurações emsigilo antes da veiculação do produto final.
http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=912

Nenhum comentário:

Postar um comentário