Alvo de CPI, estatal divulga e-mails com pedidos de informações parareportagens não concluídas; empresa diz que "não é ilegal"
Estatal criou site na internet para responder textos da imprensa e críticas feitas pela oposição após a criação de comissão no Senado
DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO
Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em umblog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas queprocuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obterinformações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão emandamento.A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégiada comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI(http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).
Na noite de ontem, o objeto de reportagens que a Folha ainda apura - com questões endereçadas à empresa, para que possa oferecer a sua versão dos fatos- foi publicado no blog pela Petrobras. A Folha fez perguntas a respeito da contratação de advogados sem licitação, sobre os custos de um gasoduto no Amazonas e, por último, acerca de gastos com patrocínios de festas no Nordeste.
Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, LúcioPimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma "políticade transparência" adotada pela direção da empresa. A atitude da Petrobras motivou os jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo" a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails.
A Petrobras respondeu: "Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público". Segundo a companhia, a "intenção é tornar públicas as respostas enviadas pela companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa".
Segundo a Petrobras, o blog é gerido por "profissionais da empresa". De acordo com resposta divulgada mais cedo no blog, por conta de reportagem de "O Globo", a Petrobras conta com 1.050 jornalistas contratados, sendo 400 na área da comunicação institucional. A Petrobras também tem usado o blog para comentar e criticar reportagens já publicadas pela imprensa. Dos comentários postados no blog até a noite de ontem, a maioria era de apoio à companhia.
Muitos atacavam veículos de comunicação e jornalistas. Conforme o texto sobre a política de comentários, elesprecisam passar por um moderador da empresa antes de ir ao ar. O advogado José Paulo Cavalcanti Filho, especialista em legislação deimprensa, diz não ver ilegalidade. "É apenas uma deselegância com osjornais. Do ponto de vista da democracia, não é ruim, pois a ideia é quea pergunta vai ao ar, de maneira que qualquer um do povo tomaconhecimento."
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