sábado, 10 de outubro de 2009

18 senadores usam mais de 50% da verba indenizatória com consultorias e divulgação do mandato

Dezoito dos 81 senadores gastaram, desde o início do ano, mais da metade de sua verba indenizatória com despesas relativas à divulgação de seus mandatos e/ou à contratação de consultorias. Quatro senadores usaram toda a verba para esses fins: José Sarney, Tasso Jereissati, Gim Argello e Roberto Cavalcanti. O levantamento foi feito a partir de dados do projeto Excelências da Transparência Brasil (www.excelencias.org.br), disponibilizados em tabelas abaixo. Dos dezoito senadores, onze encerram os mandatos no início de 2011 por isso devem disputar as eleições de 2010.
A verba indenizatória é uma espécie de ajuda de custo no montante de R$ 15 mi mensais que o senador pode utilizar, a título de ressarcimento, alegadamente para despesas ligadas à atividade parlamentar.
Desde abril é publicado no sítio de Internet do Senado o beneficiário das notas fiscais apresentadas para justificar o reembolso aos senadores, mas não há informação sobre o tipo de serviço prestado. Sabe-se, porém, que frequentemente tais despesas servem para propaganda pessoal do parlamentar por meio de boletins e informativos que não trazem informações objetivas sobre a atuação do parlamentar.
Despesas com “divulgação de mandato” configuram-se em uso indevido da verba indenizatória uma vez que o Senado já dispõe de canais de comunicação com o público, como a TV Senado, a Rádio Senado, o Jornal do Senado, a Agência Senado e o sítio www.senado.gov.br, em que cada parlamentar tem uma página com seu perfil e espaço para hospedagem de sítio pessoal.

Senadores que utilizaram mais de 50% da verba indenizatória em Consultorias/Divulgação em 2009




Os partidos que mais se utilizaram da verba indenizatória para contratar consultores ou divulgar mandatos foram PTB, PSB e PRB — metade de suas bancadas aparece na lista dos dezoito senadores com mais gastos proporcionais nesses itens.



No recorte por unidade da federação, os líderes são Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Paraíba e Tocantins: dois de seus três senadores aparecem na relação dos dezoito que mais apresentam despesas com consultoria e divulgação do mandato, em termos proporcionais.


Fonte: Transparência Brasil - http://www.transparencia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário