terça-feira, 27 de outubro de 2009

Redes sociais são imprevisíveis

Hoje recebi uma mensagem no celular que dizia o seguinte: "Teu comentário foi para o telão". O DDD era 11, mas não faço a menor idéia de quem era o remetente. Mas sei ao que se referia. Eu estava assistindo ao Media On 09 pela internet e postei 3 comentários  pelo Twitter sobre a palestra do jornalista americano Joshua Benton.
Com a transmissão ao vivo e recebendo mensagens pelo Twitter, os participantes presentes em São Paulo viam o que se comentava sobre o que estava acontecendo por lá.

Hoje também me surpreendi com um convite do prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, para ingressar na minha rede do Facebook (aliás, ele já está tentando angariar eleitores pelas redes sociais há tempos). Ele também está no Twitter.

E outra coisa que tenho observado é que pessoas que têm mídia própria (programa de TV, colunas em jornais ou sites, por exemplo) nem sempre são populares nas redes sociais, como o Twitter. Embora com toda a propaganda pelos veículos tradicionais, alguns não conseguem ter muitos seguidores no Twitter. Estranho tudo isto. O que acontece?

A conclusão a que chego é que as redes sociais são imprevisíveis, contrariam o que seria o esperado em outras mídias. A "audiência" precisa ser conquistada, não vem tão fácil (e passiva) quanto outros veículos.

Quanto ao Media On, ainda gostaria de saber quem foi que me mandou a mensagem pelo celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário