terça-feira, 6 de outubro de 2009

"O sindicato de jornalistas de Rondônia está se tornando igual ao do Maranhão", diz Sergio Murillo

O Sindicato dos Jornalistas do Maranhão vive às voltas com uma questão polêmica. Lá, os atuais diretores estão escolhendo quem pode ou não se filiar ao sindicato. No ano passado, foi feito um abaixo assinado com cerca de 150 assinaturas, denunciando à Fenaj o cerceamento à liberdade sindical. O processo foi votado na reunião do Conselho de Representanes da Fenaj, realizado no último domingo em Goiânia, por ocasião do 17° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação.
Foi deliberado que o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão tem até março do próximo ano para receber novas filiações, inclusive de assessores de imprensa e professores de jornalismo; terá que convocar novas eleições; terá que fazer a revisão do estatuto.
O que tem isto a ver com Rondônia? Foi citado o caso do Sinjor pelo presidente da Fenaj, Sergio Murillo. "Rondônia está se transformando num pequeno Maranhão", disse ele. O caso é que as ilegalidades cometidas nas últimas eleições foram tamanhas que há um grande risco de que coisas que atentam contra a liberdade sindical e a boa condução do sindicato se instalem por aqui. O Sinjor já é visto pela Fenaj como um sindicato sem credibilidade.

Um comentário: