domingo, 15 de novembro de 2009

Notinhas sobre a Conferência de Comunicação de Rondônia

Assédio moral
Na Conferência Estadual de Comunicação havia uma relação percentual para eleição do número de delegados. Os empresários poderiam eleger 10 delegados para a Conferência Nacional de Comunicação, ou seja, 40% da delegação rondoniense. Para não perder nenhuma vaga, as empresas de telefonia resolveram a questão da seguinte forma: enviaram seus funcionários. "Foi assédio moral. Os funcionários foram obrigados a participar para garantir o quórum e eleger o número total de delegados", disse um dos participantes da Conferência - que não vou dizer o nome, claro.
Esses trabalhadores entraram numa fria. Tiveram que esperar até o fim para conseguir mandar seus representantes porque só no final de tudo é que houve a aclamação dos delegados. Tinha gente odiando fazer este papel.

No grito
Na Conecom descobri que há um tipo estranho no mundo, o profissional de conferências. É o cara que se diz representante de alguma entidade da sociedade civil organizada e grita muito para poder assegurar sua vaga na próxima conferência. A ameaça para quem o deixa de fora é "te pego na próxima conferência". Para quem não é desta "profissão", a ameaça não surte efeito.

Repúdios
O governo de Rondônia e a Assembléia Legislativa foram lembrados pelos participantes da Conecom. Cada um recebeu sua Monção de Repúdio por não ter feito a convocação para a Conferência.  Para a Conecom ser realizada foi precisou que a omissão organizadora nacional da Confecom fizesse a convocação, diretamente pelo Ministério das Comunicações. O pessoal não esqueceu.

Nacional
A Conferência Estadual de Comunicação foi bastante tumultuada porque na eleição dos delegados da sociedade civil houve muita disputa pelas poucas vagas existentes - eram só 10 para 16 instituições. Gente da mesma entidade chegou a propor que todos os presentes escolhessem o representante da sua entidade - ao melhor estilo 'não nos entendemos, vocês decidem, ou ele ou eu'.
Se as previsões estiverem certas, a Conferência Nacional de Comunicação será bem pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário